Pra quem segue algumas personalidades e profissionais de moda nas redes sociais, deve ter percebido que hoje um burburinho foi criado em torno de uma reportagem que o UOL produziu sobre a atual “batalha” ente os jornalistas e blogueiros de moda. Quem informa melhor e quais as principais diferenças entre eles?
Não resta dúvida de que o status de muitas blogueiras já se equivale ao de talentosos jornalistas de moda. Iniciante nas duas áreas, acredito no clichê de que há bons profissionais em todas os ramos. Assim como admiro e sou inspirada por jornalistas de moda, também tenho na minha lista algumas blogueiras que merecem o respeito.
O que importa é o teor do conteúdo e não o rótulo dado a quem escreve. E, claro, a credibilidade. Para quem tem formação em Jornalismo, sabe muito bem que credibilidade não se conquista de um dia pro outro e que, muito menos, temos apenas jornalistas de credibilidade no mercado.
Por isso, fico com a editora Biti Averbach: “Eu acho que o mais antenado não é nem o blogueiro, nem o jornalista, é quem for mais curioso e for à procura da informação correta.” Por informação correta, entende-se um processo jornalístico bem feito: boa pauta, apuração, redação e edição de uma reportagem ou post é garantia de um resultado coerente. Sem rótulos, vive la mode e o conteúdo de qualidade! 🙂
Leia mais:
A opinião de Juliana e a Moda sobre a polêmica do vídeo
Reflexões de uma semana de moda – por Carla Lemos do Modices