Na última semana, o portal Signature 9 publicou a lista dos 99 blogs mais influentes dos meses de abril e maio de 2011. A premiação, atualizada várias vezes ao ano, é feita através da seleção de mais de 500 blogs de todo o mundo. A busca é atenciosa: endereços em primeira mão, links deixados nos comentários e listagem dos favoritos nos próprios blogs. Depois, é a hora da escolha dos melhores: popularidade, qualidade de conteúdo e quantidade de buzz.
Entre os vinte primeiros da lista, inclue-se Bryan Boy, o garoto que foi foco das atenções no início do ano, quando veio ao Brasil para assistir os desfiles do Fashion Rio. Destaca-se também Cherry Blossom Girl, da francesa Alix, que é designer, graduada em Moda e campeã de acessos com a publicação de suas inspirações.

O que mais merece destaque, entretanto, é a presença de dois endereços brasileiros. Garotas Estúpidas, da recifense Camila Coutinho, e Fashionismo da carioca Thereza Chammas representaram bem o país.
A lista publicada pelo portal vem reafirmar o que os departamentos de marketing perceberam há algum tempo: os blogs, hoje, tem influência equivalente ao patamar de veículos já consolidados. Na moda, eles influem no poder de compra e comportamento. Não à toa, blogueiras tem sido convidadas para serem garotas-propaganda e para participarem do processo criativo de muitas marcas.
Momento desabafo: É aí que entra o meu pitaco no meio desse tanto de informação. Sem prepotência de jornalista, apenas com o lado crítico apurado, acredito que a facilidade na criação de um blog acabou diminuindo o critério de qualidade. Tenho visto muito ctrl + c, ctrl +v, muito mi mi mi, looks do dia de mais e informação de menos. #prontofalei
Leia mais: Aqui, um post antigo sobre as mini celebridades da moda. E aqui, um post do Chic sobre a nova geração dos blogs de moda (menos looks do dia e mais conhecimento de moda. Assino em baixo.)